10 de ago. de 2013

Peter Clausen e Peter Wilhelm Lund em Lagoa Santa Minas Gerais.


Peter Clausen é personagem controversa da História do Brasil. Aventureiro, Cientista, Empresário, Botânico, Geólogo, Soldado, Espião, Fazendeiro, Inventor, enfim uma atuação fascinantes nas terras brasileiras.
Casado com a mineira Claudina Cândida de Brito, foi no mínimo fundamental para as descobertas atribuídas a Peter Wilhelm Lund, em Lagoa Santa, Minas Gerais. Digo, atribuídas, pois talvez seja fato que o próprio Clausen seja o verdadeiro autor destas descobertas, como preconizado no livro A MATRIARCA, de Nilza de Oliveira. 
Muitas dúvidas persistem sobre sua origem e genealogia. Nascido na Dinamarca. Por volta de 1834, naturalizou-se brasileiro, adotando a alcunha de PEDRO CLÁUDIO Ô DINAMARQUÊZ.
Excelente a biografia constante do link: http://sumidoiro.wordpress.com/2012/05/01/lunatic-camberwell-peter-pedro-chevalier-claussen-flax-cotton-friedrich-sellow-curvelo-lund-melancias-sete-lagoas-darwin-kildinan-marx-leeds-elizabeth-rawdon-lady-moir/  
O fato é que Peter Clausen provavelmente tem um elo de parentesco com Jacob Ferdinand Clausen. Seria irmão, primo? Há quase 99,9% de certeza com relação a este parentesco. Contudo, não existe ainda um documento que formalize essa relação de parentesco. Sobre este assunto está debruçado o Genealogista e Historiador Jean-Claude Clausen Lagrange.

Nenhum comentário :