28 de fev. de 2013

BORGES LEAL EM SÃO VICENTE DE PAULO, ARARUAMA E CABO FRIO

Recentemente estive no ARQUIVO DA DIOCESE DE NITERÓI. Interessante a forma como essa Diocese disponibiliza os seus arquivos. Concentrou todos os livros antigos num mesmo local, franqueando a consulta gratuita. Não é permitida a fotografia das páginas. As certidões são fornecidas por preço relativamente módico. Acessei o Arquivo a partir do Colégio Brasileiro de Genealogia e da Universidade Federal Fluminense.

Meu interesse nos Arquivos derivavam de uma informação sobre meu bisavô ANTÔNIO BORGES LEAL, o qual, em sua certidão de casamento, informou que era natural de SÃO VICENTE DE PAULO. De início coube a averiguação de que SÃO VICENTE DE PAULO, hoje distrito de ARARUAMA, no Estado do Rio de Janeiro, esteve desde a sua criação, ora vinculado a SAQUAREMA, ora a ARARUAMA e antes disso a CABO FRIO.

O sobrenome BORGES LEAL corresponde a uma família significativa para a História do PIAUÍ, sobretudo do Município de PICOS - PI, mas não consegui, ou ainda não consegui estabelecer qualquer relação.

ANTÔNIO BORGES LEAL informa na certidão de casamento ter pouco mais de 21 anos. Casamento realizado em NOVA FRIBURGO, em 14 de setembro de 1901, com LUIZA GUILHERMINA HERDY. Portanto, sua idade poderia situar seu nascimento entre os anos de 1878 e 1880. Informa ele ainda ser filho de MIGUEL BORGES LEAL e LINA MARIA DA CONCEIÇÃO.

Sem um documento oficial, impossível encontrar algum dado sobre LINA MARIA DA CONCEIÇÃO, já que o "DA CONCEIÇÃO" não seria propriamente o sobrenome familiar, mas um símbolo de fé; já que as mulheres, no Século XIX, ainda não tenho a razão específica para isso, recebiam nomes "sagrados", católicos, vinculados normalmente à Nossa Senhora, como: Da Conceição, Da Purificação, Do Amor Divino, De Deus, etc. Seria necessário encontrar alguma certidão para identificar o nome da família ao qual pertence LINA MARIA. E provavelmente seu nome nem deveria ser realmente LINA, mas um outro e aqui temos apenas o apelido ou abreviação.

 Sem falar que ANTÔNIO BORGES LEAL também informa que os pais estão falecidos na data do seu casamento. 

E sendo ele natural de SÃO VICENTE DE PAULO o que estaria fazendo em NOVA FRIBURGO, trabalhando como negociante ou comerciário?

No registro do LIVRO DE TERRAS DE 1850, encontrado on line, no site do ARQUIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no livro referente à FREGUESIA DE SÃO VICENTE DE PAULO, há a menção a, provavelmente, dois irmãos: JOÃO BORGES LEAL e o finado JOSÉ BORGES LEAL - pois há menção aos herdeiros ou órfãos de JOSÉ BORGES LEAL.

Uma hipótese sem confirmação seria que MIGUEL BORGES LEAL seria filho do finado JOSÉ BORGES LEAL e não conseguiu ou não quis, com seus irmãos, manter as terras do pai e por isso foi obrigado a ir para outro Município. Mas seu casamento teria se dado ainda em SÃO VICENTE DE PAULO.

Na visita aos arquivos da DIOCESE DE NITERÓIS, face ao horário atrasado que cheguei, só consegui examinar parcialmente o LIVRO DE BATISMO E CASAMENTOS DE ESCRAVOS E LIVRES DE SÃO VICENTE DE PAULO (1860 - 1889) e, ao invés de me concentrar nos casamentos, busquei registros de batismo, tentando encontrar o ANTONIO BORGES LEAL. Nada encontrei ainda de significativo, apenas informações sobre JOÃO BORGES LEAL E JOSÉ BORGES LEAL.

1- Certidão de batismo de MARIA BORGES, nascido em 29/06/1865, em São Vicente de Paulo, Araruama, Estado do Rio de Janeiro Brasil e batizada em 01/09/1865, na mesma freguesia. Filha de PEDRO JOSÉ BORGES, filho de JOSÉ BORGES LEAL e MARIA JOANA DE LIMA, e AGUEDA MARIA DA TRINDADA, filha de CAMILO JOSÉ RODRIGUES NOGUEIRA e CATHARINA MARIA DA CONCEIÇÃO.

2- Certidão de batismo de FRANCELINO DE SIQUEIRA, batizado em 18/10/1865, em São Vicente de Paulo, Araruama, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Filho de ANTONIO NUNES DE SIQUEIRA, filho de VICENTE JOSÉ DE SIQUEIRA e MARIA ANGÉLICA DO ESPÍRITO SANTO e JOAQUINA ROSA DE LIMA, filha de JOÃO BORGES LEAL e ROSA FERNANDES LIMA.

3- Certidão de batismo de CONSTÂNCIA DOS SANTOS, nascida em 21/12/1864 e batizada em 08/02/1865, ambos em SÃO VICENTE DE PAULO, Araruama, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Filha de FRANCISCO FREIRE DOS SANTOS, filho de NARCIZO TEIXEIRA DOS SANTOS e PAULINA MARIA, e FORTUNATA ROSA DE LIMA, filha de JOÃO BORGES LEAL E ROSA FERNANDES LIMA.

Como em 1865, os netos de JOÃO BORGES LEAL E JOSÉ BORGES LEAL, já estavam sendo batizados e meu bisavô nasceu por volta de 1879, então ou MIGUEL BORGES LEAL é um filho meio temporão desses personagens, ou já seria neto ou não teria nada a ver como descendente direto deles? Enfim não tenho quase nada.

Através da Universidade Vanderbilt, encontrei em CABO FRIO, no LIVRO 6 BATIZADOS, existem dois registros - só consegui consultar o índice - dois batizados de dois filhos de JOSÉ JOAQUIM BORGES LEAL e JOAQUINA MARIA DO ESPÍRITO SANTO, respectivamente ALBINO E BRÍGIDA. Ao que tudo indica em data anterior a 1855. Pois a Igreja teria sido edificada em SÃO VICENTE DE PAULO apenas neste ano. Não consegui ainda localizar o livro 6 de Cabo Frio para reconhecer a data. Seria um outro irmão ou um antecedente ou o nome completo de JOSÉ BORGES LEAL com um primeiro casamento?

As respostas estão nos Arquivos da Diocese de Niterói. Terei que retornar lá para consegui-las.